“Cuidado com suas feridas... o sangue atrai os tubarões!”
Imagem meramente ilustrativa.
Hoje Edson Martins é um jovem herói com um futuro promissor. Possui bons amigos, relevância entre o meio heróico, e até mesmo um fã-clube, apesar de sua aparência monstruosa, mas nem sempre foi assim…
Não se sabe ao certo sua origem, a teoria mais plausível é de que ele seja de alguma raça de seres que vivem nas profundezas do oceano. Atlantes talvez? Ninguém sabe ao certo.
Quando criança o pequeno “garoto-tubarão” foi pego no meio do mar por uma armadilha feita por pescadores especialistas em “pescarias exóticas”.
A notícia daquela bizarra pesca se espalhou como fogo no submundo, chamando a atenção de vários ricaços excêntricos. A criança então, foi colocada a leilão no mercado negro, e comprada por um terrível mafioso de NC, que a jogou em um enorme aquário particular.
Ao menino tubarão, foi feito de peixinho de aquário, apenas para exibir o poder que aquele mafioso tinha. Tratado como animal, o garoto sentia medo, raiva, e tentava dia após dia fugir daquilo, mas era praticamente impossível.
Não demorou muito e um grupo de ativistas ambientais descobriu sobre sua existência.
Grupos de direitos humanos, direitos dos animais, entre outros, se juntaram e por cerca de dois anos lutaram pela liberdade do garoto, finalmente a conseguindo, assim como também a prisão do mafioso.
O menino tubarão foi adotado por uma renomada ativista ambiental, Iara Martins. Tratado como filho, a criança recebeu o nome de Edson, e por alguns anos sua vida parecia finalmente caminhar de forma boa. Ele tinha um lar, educação, amor, e aos poucos, com muita ajuda parecia começar a se enquadrar naquela sociedade.
Porém, numa determinada noite, o veículo em que Iara e seus colegas estavam, acabou sofrendo um terrível acidente, e todos acabaram morrendo. O caso ficou em aberto, muitos achavam que o veículo havia sido sabotado, afinal aqueles ambientalistas haviam feito muitos inimigos ao longo dos anos, mas nada foi concluído até hoje.
Edson novamente estava desamparado num mundo frio e cruel, as pessoas só o enxergavam com um animal, um monstro. Sem expectativas e temendo parar num aquário novamente ele foge, e passa a viver nas ruas.
Os primeiros anos foram terríveis, ele teve que se juntar a pessoas de má índole, e fazer coisas das quais não se orgulha para sobreviver. Até que conheceu o Bando, um grupo formado por excluídos e bizarros, assim como ele. Ainda que não fossem de fato um família, ele se sentia bem entre eles.
Certa vez, enquanto cometia um pequeno delito, na intenção de trazer alguma melhoria para os membros do Bando, Edson foi abordado pela Fabricadora, que já o observava ah um tempo. Ela poderia ter detido o rapaz tubarão, e o mandado para uma jaula(ou aquário) mas preferiu lhe fazer uma proposta:
Amanda queria que ele fizesse parte de seu novo time, a Força Heroica. Vendo a possibilidade de finalmente poder melhorar de vida, e quem sabe descobrir mais sobre seu passado, Ed, aceita o convite e integra o time como o “Tubarão”, atuando desde então ao lado de outros heróis, lutando por um mundo mais justo e menos cruel.
Fernando Gondolo
Veja os defensores do Universo da Fábrica de Heróis